segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Faça o melhor churrasco da sua vida não perca essas dicas!


  

Dicas Básicas

  • Vamos começar pelo acendimento do carvão. Escolha uma boa marca de carvão (tipo Monocarvoeiro, Carvão Festa, etc). O carvão deve ter boa procedência e ser de eucalípto, pois ele dá um aroma melhor à carne. Despeje uma quantidade pequena no começo apenas para acender o fogo. Existem várias maneiras de acender o fogo. Particularmente eu gosto de ensopar um pedaço de pão velho (tipo pão frances) em alcool e colocá-lo no meio do carvão. Acenda com cuidado.

  • Após alguma brasa começar a arder, despeje o resto do carvão e distribua pela baia.
  • Jamais utilize restos de carvão velho ou pedaços de madeira. Isto dá um gosto horrível à carne. Também não use gasolina ou óleo diesel.
  • Escolha carnes com pouca gordura. É isto mesmo ! Ou você vai dar um churrasco para seus amigos comerem gordura ? Além disso, prefira carnes marmorizadas, ou seja, com desenhos de gordura entre as fibras da carne. Isto deixa a carne mais saborosa e mais macia.
  • Uma boa média é calcular de 200g a 300g de carne para as mulheres e 400g a 600g para os homens, fora as linguíças, bolas de mussarelas e asinhas de frango (e os corações...).
  • Quanto às bebidas, sirva sucos, refrigerantes, cerveja e/ou chopp. Tudo bem geladinho !
  • Use SEMPRE sal grosso. Nada de temperos daqui e dali. Limão ou vinagre, nem pensar. É sal grosso mesmo. Além disso, o sal grosso na gordura ressalta o sabor da carne. Pode experimentar.
  • Nunca deixe a carne de molho na água. Isto é um suicídio ! Lave-a RAPIDAMENTE e salgue-a imediatamente com abundância. O excesso você tira depois, na hora de colocar no braseiro. A água, além de penetrar nas fibras e secar a carne na hora do fogo, muda o pH da mesma deixando-a dura.
  • Se a carne estiver congelada, procure descongelá-la algumas horas antes. Nada de Micro-onda para descongelar. Além de ficar "passada", a carne fica pré-cozida e com a água do gelo dentro dela. Fica ruim prá burro.
  • Só coloque a carne na grelha quando a brasa estiver bem vermelha e a carne praticamente na temperatura ambiente. Deve-se evitar o choque térmico, pois aí a carne encrua e é só reclamação, sem falar nos metros de fio dental para tirar as carnes dos dentes....


A escolha da carne

  Contra Filé do Bassi
  • Se você escolher a bisteca, contra-filé em fatias ou pedaços de picanha fatiada (hummmm...) salgue os pedaços e leve-os à grelha. No espeto fica meio ruim de se trabalhar depois com elas.
  • As melhores carnes para churrasco, na minha singela opinião, são a picanha, contra filé, maminha e fraudinha. A alcatra também merece destaque, mas particularmente o sabor não é dos melhores. Há quem goste de postas de coxão mole, que é uma carne muito saborosa. Não vamos esquecer da bisteca de porco e de boi, do filé mignon, do T-Boni, das costelas e por aí vai...
  • No caso da picanha, minha preferida, sugiro que se compre peças pequenas (de até 1,2 kg) que são melhores para se trabalhar. Para fazê-la invertida é melhor ainda. Evite camadas grossas e amareladas de gordura (quase para o marrom), pode ser que a carne seja velha. Pouco sangue também deve-se evitar. As melhores pedidas são picanhas embaladas de frigoríficos conhecidos.
  • Lembre-se de que é a gordura da carne que dá e acentua o sabor e a maciez. Mas lembre-se também que ela é riquíssima em colesterol e que devemos sempre pensar no dia de amanhã.

O preparo da carne

  • Com as peças já devidamente salgadas (com sal grosso, heim !), bata com as costas da faca para tirar o excesso de sal. Jamais faça isto sobre o fogo, pois o sal na brasa reage e faz pequenos estouros que se pode queimar.
  • Coloque as postas de carne sobre a grelha previamente aquecida. Jamais em fogo tipo labareda (já vi isto por aí). Uma boa dica é lambuzar, com a gordura grossa retirada das carnes, a grelha quando fria. Ao esquentar, a mesma já fica "temperada", só esperando a carne ali repousar.
  • Para carnes do tipo picanha ou outras com capa de gordura, coloque-as sempre com a capa para cima. Desta forma a gordura vai penetrando na carne deixando-a mais macia e saborosa. A capa de gordura também deve ser salgada.
  • O melhor momento de virar a carne é quando começa a sangrar por cima, criando aquelas pocinhas. Pronto, pode virar que está na hora. Se começar a assar muito e não sangrar, pode ter certeza que a carne não é das melhores (carne velha).
  • Para pedaços muito grandes, minha dica é, após a segunda virada, fatiá-la em toletes de mais ou menos dois dedos (depende da carne), no sentido do corte da carne. Faça isto fora da grelha, pois cortá-la sobre o fogo faz cegar rapidamente seu facão. Neste caso não demore para não esfriar a carne também.
  • Por último, se você gosta de carne mal passada ou bem passada só você saberá o momento de retirar a carne. Sirva com uma farofinha ou com bolinhas de mussarela. Bom apetite !!
  • Um bom churrasco não tem segredo. Basta fazer com carinho e dedicação.   




Drinks para arrasar na sua festa!









Ingredientes
1 xícara(s) (café) de suco de abacaxi
1 dose(s) de leite de coco
1 colher(es) (sopa) de açúcar
4 pedra(s) de gelo moída(s)

Modo de preparo

Bate todos os ingredientes no liquidificador  e servir em um copo para long drink. Decorar com uma fatia de abacaxi e uma cereja. Ou apenas uma cereja com algumas folhas de hortelã.







domingo, 30 de outubro de 2011

Festa de Halloween, passo-a-passo!!

Halloween é uma comemoração como todas as outras, mas se você quer curtir e inovar nesta data pode fazer algo diferente, uma festa! Não tem problema se a grana estiver curta, no manual que eu preparei abaixo você encontra todas as dicas para fazer a festa perfeita, passo-a-passo.



A lista de convidados vai ser a primeira coisa a ser definida, depois disso você vai poder escolher o resto, como por exemplo, o lugar a decoração e tudo isso, porque antes de tudo você precisa saber se o evento vai ser grande, ou não. Vai chamar a familia, ou não? Se quiser uma comemoração mais jovem, só entre seus amigos e a turma do colegio, coloque o nome de todos, mas lembre-se: o legal é misturar, por exemplo, chame a turma do colegio, assim todo mundo faz novas amizades e a chance dos convidados gostarem é grande. Se estiver dificil para os pais aceitarem e vocês chegarem em um acordo reserve um espaço no local que você vai fazer para alguns adultos, amigos de seus pais ou tios. Não chame mais do que o necessario, festas costumam dar muitos penetras.

Dica: Tenha tudo anotado em um papel para que as coisas fiquem mais organizadas.


Onde vai ser? É o segundo passo, decidir o local, baseado na quantidade de pessoas da sua lista você vai conseguir definir, se vai ser em um salão de festas, caso a lista seja grande, ou na sua casa mesmo, caso não tenha chamado muitas pessoas.


Comece por preparar os convites, mencionando a hora prevista de início e de fim. Lembre no convite que todos devem trazer um disfarce, roupa e/ou máscara de halloween. Não esquecer de colocar -  Endereçados a "Todas as casas assombradas".

  
  • Faça a decoração com as cores predominantes de Halloween são o preto, laranja e roxo
  • Compre uma abóbora e esvazie-a, encha-a com água até meio e coloque algumas velas a tremular
  • Use abóboras, folhas caídas de Outono e cabaças para adornar a sua casa. Coloque-as em cima de mesas, móveis, ...
  • Improvise! Faça caixões de caixas de cartão velhas, pedras sepulcrais de esferovite, partes do corpo com velhos manequins desmembrados...
  • No teto com fio de nylon penduramos morcegos, bruxas e abóboras de EVA. Além de fastasmas feitos com bexiga e cobertos com elanca. Dentro da caveira e abóbora colocamos pingentes piscantes, estes de colar de criança. Bandeirolas de fastasmas, abóboras, morcegos, etc. As paredes podem ser adornadas de várias maneiras. Um modo simples é comprar crepom preto, branco, laranja e roxo, as cores básicas do evento, e recortar formas simples, como uma abóbora ou um fantasma, e espalhar pelo lugar.
  • Jarras de espécimes: pode ser tudo o que tenha potencial de parecer nojento
  • Pendure algumas teias de aranha téias de aranha (feitas de algodão, com lã acrílicaou compradas prontas).Para o bolo - caixa para cobrir o bolo com o tema do halloween
    Acomode aranhas, morcegos, fantasmas e espectros (podem ser lençóis velhos) e pendure tudo pela casa com fio de pesca.  Todo o tipo de acessórios de halloween que consiga encontrar em lojas de material para festas.
     
  • Selecione uma melodia apavorante e ponha-a na aparelhagem. Se não tiver nenhuma pode fazer os seus próprios efeitos sonoros aterrorizantes; pode também selecionar uma ópera (algumas operas resultam).
     
  • Planeje jogos assustadores e reserve algumas lembrancinhas de halloween para oferecerzaos seus convidados quando se determinar o vencedor.
         
 Sirva as bebidas num caldeirão de bruxa, de plástico. Escolha aperitivos e bolos com temas da época. Salsichas de Viena: dão excelentes dedos; Couves cortadas às tiras: Cérebro; Ovos muito cozidos, casca parcialmente descascada: Olhos; 
Distribua todo o tipo guloseimas pelos convidados.
Coloque caldeirões de gomas, rebuçados, chocolates dispostos em lugares centrais da festa.
 JUNTE TODAS ESSAS DICAS E FAÇA A MELHOR FESTA QUE SEUS CONVIDADOS JÁ FORAM!